Como começa esta jornada?

Olá, eu sou o Nuno e criei este blog sobre saúde e sono para me ajudar a organizar o que vou aprendendo sobre o tema, com o intuito de me ajudar a lançar um negócio de venda de colchões customizáveis.

Porquê criar um negócio online? Principalmente para ter uma segunda fonte de rendimento e aprender sobre e-commerce.

Porquê moka.pt?

Como sempre gostei de aprender sobre variados temas relacionado com saúde, sendo o sono um dos mais importantes, decidi criar um website de venda de colchões chamado moka.pt. O nome de moka vem de uma expressão que o meu pai utiliza bastante que é “estar com uma grande moca de sono.” E como eu também uso esta expressão e tem uma certa piada decidir pegar nela para este negócio online.

E porquê colchões?

Principalmente porque o meu pai teve um negócio de mobiliário durante 30 anos, chamado Freire Móveis, que fechou à dois anos, quando ele se reformou. Nem eu nem a minha irmã queríamos pegar no negócio e o meu pai acabou por fechar, contudo nunca experimentou modernizar e criar uma sistema de venda online.

O artigo que dava menos trabalho nas entregas era o colchão, principalmente porque não requer montagem. E hoje em dia, os colchões com núcleo de espuma podem ser enrolados e enviados dentro de caixotes de forma rápida e barata. Vão da fábrica diretamente para a casa do cliente, o que é conhecido como dropshipping.

Mas falar sobre e-commerce não é o propósito deste blog de saúde e sono, e sim aprender e partilhar dicas sobre o sono, que cada vez sabemos ser mais importante, para que possa aumentar o meu conhecimento e ajudar a trazer tráfego orgânico para a loja moka.pt.

Quero usar esta oportunidade para fazer algo diferente neste espaço e vou tentar aprender o máximo para poder criar colchões diferenciados da concorrência feroz. Mas a maioria das marcas tem estratégias de one-size-fits-all que não é realista…. Ou 333 modelos de colchões diferentes que tornam impossível escolher.

O que é que eu já sei sobre saúde e sono?

Primeiro:

É muuuito importante dormir pelo menos 8 horas diariamente… Vá, podes-me dar o teu dinheiro todo e comprar o meu colchão, sou ganda boss! haha 

Não, mas o que pouca gente sabe é que é tão ou mais importante a rotina do sono (o acordar e deitar sempre à mesma hora) do que a própria duração. Claro que há mínimos… 

Pelo que sei, não é de todo aconselhado dormir menos do que 6 horas, e é verdade que há pessoas que operam bem dessa forma, mas penso que o factor genético também tem algum peso aqui e eu, pessoalmente, preciso de 7:30/8:00 para estar no meu melhor. 

Pelo que sei, é até mais importante mantermos a hora de acordar constante do que a de deitar, mesmo que isso implique dormir menos uma noite. Porque se acordamos mais tarde, depois vamos dormir mais tarde e no dia seguinte ainda queremos acordar mais tarde, e por aí em diante.

Referência:

Adopt Good Sleep Habits

Segundo:

É extremamente importante regular o relógio circadiano através da luz natural (solar). Idealmente, devemos sair para o exterior e olhar para o céu, na direção do sol, após os primeiros momentos em que acordamos para que o nosso corpo receba a mensagem de que o dia começou. 

Para quem não tiver jardim, pode simplesmente ir à janela para tentar receber alguma luz. O oposto também é importante ao final do dia: minimizar a exposição a luz artificial que chega aos nossos olhos, principalmente a luz do espectro azul. Daí que hoje em dia quase todos os dispositivos móveis já têm a opção de mudar as cores do ecrã para tons mais quentes após o pôr do sol, algo que aconselho vivamente.

Se bem que o ideal, mas difícil, seria não usarmos dispositivos que emitem luz pelo menos uma hora antes de dormir. Adoras ler? Aproveita para o fazer aqui! Isto tudo dito por um gajo que está a escrever isto no seu PC às 23h…

Referência:

Blue light has a dark side – Harvard Health Publishing (2012)

Terceiro:

Evitar beber café nos primeiros 90 minutos após acordar para que o organismo o possa fazer naturalmente e ao seu ritmo (ver dica anterior para ajudar com isto) e evitar também beber café para não criar essa dependência.

Além disso, também é importante evitar beber café 5 horas antes de dormir para que o sono surja atempadamente e não percamos tempo a rebolar de um lado para o outro. 

Aqui vou também acrescentar algo que aprendi há pouco tempo e até parece contra-intuitivo: o álcool reduz a eficácia do sono. Parece mentira, não é? Eu sempre dormi como uma pedra depois de uns copos! Mas agora que sei disso, até faz sentido dormirmos mais horas quando estamos de ressaca, exatamente porque o sono perde eficácia e, portanto, precisamos de mais tempo. 

Tudo bem quando estamos na faculdade e podemos dormir até às 14h, mas hoje em dia tornou-se mais complicado. Dito isto, parece que é verdade que o álcool nos ajuda a adormecer mas não na continuidade do sono.

Referências:

Using Caffeine to Optimize Mental & Physical Performance

What Alcohol Does to Your Body, Brain & Health

Acham este tipo de conteúdo útil? Se sim, comentem e subscrevam.

Até logo e durmam bem! 😴

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *